Educação Infantil

A Educação Infantil, na Escola Dom, baseia-se na crença de que o aluno é agente de seu próprio conhecimento, em que seu universo, enquanto aprendiz, é o ponto de partida de toda aprendizagem.

Por trás de um bom projeto pedagógico, está a pergunta: que educação desejamos? Na Escola Dom, além de todo o nosso trabalho educativo está o desejo por uma infância feliz, curiosa, rica em experiências, plena de afeto no calor do convívio com outras crianças e com os adultos educadores.

A criança da Educação não pode ser vista como o futuro – o futuro aluno, o futuro cidadão, a promessa. A criança é um sujeito de direitos aqui e agora: um indivíduo em sua integralidade, com sua forma de ver o mundo, com saberes, vista em suas potencialidades presentes, e não como um vir a ser.

Nesse projeto, o brincar é um princípio essencial para que as crianças se desenvolvam com alegria e liberdade, se socializando, construindo simbolicamente o mundo do qual fazem parte, exercitando a curiosidade natural e vivendo a vida como uma permanente descoberta.

Tudo acontece por meio de processos lúdicos, em projetos interdisciplinares que estimulam a curiosidade das crianças, com a oferta contínua de experiências desafiadoras. Em matemática, em língua portuguesa (oral e escrita), no inglês, na tecnologia, nas artes, na música e nos esportes, as crianças vivem a infância desenvolvendo as múltiplas linguagens pelas quais aprendem e se relacionam com o outro e com o mundo.

Em todos os momentos e espaços, tudo é pensado para que a criança cresça e ganhe autonomia, sem perder os valores principais da infância: a curiosidade e a vontade de aprender mais, descobrir e ser feliz. Este é o movimento que o mundo do século XXI está pedindo hoje.

PROJETOS:

• Escolinha de futsal
  • Escolinha de patinação artística
  • Olimpíadas DOM
  • Nutrição em sala de aula
  • Reuniões de pais