Avaliação

Para a Escola DOM, a avaliação é parte essencial do processo de aprendizagem. É pelos instrumentos de avaliação que o(a) aluno(a) vai percebendo como seu aprendizado acontece, o que está bem construído, o que precisa ser retomado ou até aprimorado. Para o educador, a avaliação permite reconhecer a efetividade de suas ações pedagógicas e as mudanças e intervenções necessárias para auxiliar o(a) aluno(a) em seu percurso de aprendizagem.

Sendo assim, a Política de Avaliação na Escola Eleva possui três objetivos principais: (i) medição da aprendizagem; (ii) ajuda e estímulo no processo de aprendizagem; e (iii) aprimoramento da aula.

Esses objetivos são alcançados a partir de diferentes tipos de avaliação – implementados de forma gradual, feedbacks do professor, possibilidade de reavaliação além da recuperação final.

Na Escola DOM existem dois tipos de avaliação: somativas e formativas.

As avaliações somativas, avaliações da aprendizagem, cumprem o primeiro objetivo de medir a aprendizagem por meio de uma avaliação mais formal ao final de um período avaliativo. Elas resultam em um conceito ou uma nota que indica o quanto o(a) aluno(a) aprendeu em relação aos objetivos de aprendizagem esperados da série naquele período.

As avaliações formativas, avaliações para aprendizagem, são aquelas que acontecem ao longo do processo de aprendizagem. Elas visam a oferecer um diagnóstico em relação aos objetivos que serão aferidos nas avaliações somativas. A partir da identificação dos pontos de melhoria, são realizados os feedbacks individuais ou coletivos. As aulas também podem ser ajustadas e são feitos os registros de acompanhamento das estratégias adotadas com os alunos e dos avanços obtidos. As avaliações formativas não entram no cômputo da média bimestral.

Nas avaliações formativas e somativas, utilizamos múltiplos instrumentos avaliativos incluindo, por exemplo: projetos, apresentações, pesquisas, trabalhos em grupo (sempre com nota individual), portfólio do aluno e, no caso específico das somativas, também os exames formais.